Os trabalhos digitais continuarão a crescer.
Até 2030, prevê-se que o número de empregos digitais a nível mundial aumente para cerca de 92 milhões. Estes podem aumentar as oportunidades para os trabalhadores mais jovens nos países menos desenvolvidos e com rendimentos mais baixos.
Inteligência artificial no emprego e na formação.
Embora a expectativa seja de que a Inteligência Artificial vá aumentar a produtividade e a inovação nos países de alto rendimento, alguns economistas acreditam que tal não se verificará nos países de baixo rendimento. No entanto, aumentará as oportunidades de formação e de acesso ao conhecimento, o que pode gerar um ganho de competitividade para alavancar a tendência de aumento dos trabalhos digitais.
Saber fazer ultrapassará ter um diploma.
Os diplomas universitários eram o principal requisito de emprego de ontem, não de amanhã. As organizações estão cada vez mais a remover a “barreira de papel” que os trabalhadores sem diplomas enfrentam e a adotar a contratação baseada em competências, ancorados no acesso à informação existente e a ferramentas como Inteligência Artificial que continuarão a expandir o acesso ao conhecimento.
Mais mulheres a entrar no mercado de trabalho.
Mais mulheres irão integrar a força de trabalho devido à alteração das normas sociais, maior acesso ao conhecinento, aumento do custo de vida, trabalho à distância, iniciativas de diversidade das empresas e políticas governamentais de apoio. No entanto, a paridade salarial de género ainda continua a ser um desafio.
Percursos profissionais tradicionais cairão por terra face à evolução da força de trabalho.
As carreiras tradicionais em que os trabalhadores sobem na hierarquia e se reformam no auge da sua carreira, estão a desaparecer. Cada vez mais trabalhadores estão a sair do mercado de trabalho a meio da sua carreira, a mudar de setor ou a adotar trabalho contingente e outros modelos de emprego não tradicionais ou menos lucrativos.
Perante estas tendências o que não muda, em qualquer trabalho, em qualquer parte do globo é o servir bem. O Portal da Queixa tem como missão influenciar as empresas a servirem bem. Servir bem leva a que se aumentem as probabilidades de servir sempre. Servir sempre protege o emprego e o rendimento.
Feliz dia do trabalhador.